Casa da Menina Mãe I & II

De acordo com dados do Ministério da Saúde, em um ano, de cada 100 mulheres que têm bebês, 28 têm menos de 18 anos. A gravidez acontece na vida das adolescentes em momentos nem sempre adequados de amadurecimento físico e mental, coincidindo com deficiências nutricionais e ambientes pouco receptivos.


A Fundação Francisca Franco desenvolve um projeto sócio-educativo que atende em regime de abrigo adolescentes gestantes, bem como adolescentes mães e seus filhos.


Trata-se de uma população carente que se encontrava em situação de risco e, além do enfrentamento a questão social, enfrentam também a problemática da gravidez precoce e suas implicações como: a interrupção da escolaridade, o prejuízo da qualificação para a competição no mercado de trabalho e maior exposição a riscos de mortalidade infantil e materna.


Apoiar a adolescente que engravida não significa estimular a gravidez entre adolescentes, mas criar condições para que esse processo não resulte em problemas físicos e psicossociais. Nesta fase o apoio profissional e, principalmente, o apoio da família são fundamentais para o processo.

Casa Menina Mãe I - oferecer um acompanhamento adequado às necessidades específicas da gravidez na adolescência, diminuindo os fatores de risco que interferem no bom resultado da gestação, bem como um programa de aleitamento materno que além de ser de extrema importância para o desenvolvimento do bebê auxilia no fortalecimento de vínculos afetivos.

Casa Menina Mãe II - despertar a função materna, bem como desenvolver um trabalho de inserção sócio-econômica da jovem, o que lhe permite promover a auto-sustentação.